sábado, 28 de maio de 2011

Dia da Cidadania: um presente da São Salvador para a comunidade


A Defensoria Pública do Estado da Bahia esteve presente no evento "Dia da Cidadania", realizado no último sábado, dia 28 de maio, na Faculdade São Salvador Unidade Iguatemi (Parque Bela Vista - Brotas).

Com o objetivo de proporcionar à comunidade local atendimento jurídico gratuito nas áreas de Família, Previdenciária, Trabalhista e Direito do Consumidor, a Faculdade disponibilizou, através das turmas do curso de Direito dos turnos matutino e noturno, material de divulgação do INSS, PROCON, Tribunal de Justiça, Ministério Público, DPE e outras Instituições Públicas que visam garantir o acesso à justiça.

Convidada para atender à comunidade no stand da turma de primeiro semestre do turno noturno, a Defensoria Pública do Estado da Bahia esteve representada pelo Defensor Dr. Alan Roque Souza de Araújo e pela representante da Ouvidoria Cidadã, Lussandra Amorim.


Em nome da Ouvidoria Cidadã, Lussandra Amorim parabenizou a Faculdade pela realização, destacando a importância de se oferecer serviços gratuitos à população, buscando aproximar ainda mais as Instituições Públicas das Comunidades. Durante o evento a representante da Ouvidoria realizou atendimentos e orientou diversos membros da Comunidade, além dos estudantes e, conversou com professores e também com o coordenador do curso de Direito.

O Defensor Alan Roque também ressaltou a importância do evento. Discursando para as turmas presentes, professores, servidores da instituição e membros do núcleo de prática jurídica, o defensor explicou a diferença que há entre o Ministério Público e a Defensoria, dúvida ainda presente na nossa sociedade. Sobre o Ministério Público, resumiu dizendo que é a Instituição que atua como fiscal da lei, se responsabilizando por defender os direitos difusos.

Sobre a Defensoria Pública, Dr. Alan disse que a instituição atua na defesa de todo cidadão que não tem condição de pagar advogado. Mas tratou de deixar claro que não é correto dizer que Defensor é advogado de pobre. "Essa afirmação é preconceituosa, ultrapassada e não tem cabimento nos dias atuais", disse.

Falou que a DPE atua em várias áreas, mas enfatizou a lei que prevê atuação da Defensoria nos presídios, com o objetivo de verificar a execução das penas, e também deu destaque às demandas fundiárias que são atendidas, utilizando como exemplo as ocupações irregulares.

O defensor finalizou repetindo que o papel da Defensoria não se resume em defender pessoas carentes, e cita as palavras “lógica”, “razão” e “equilíbrio”.

O “Dia da Cidadania” foi realizado das 9h às 13h e considerado um sucesso pelos professores Renato Salles (coordenador do curso de Direito) e Rúbia Almeida (coordenadora de Atividades complementares do Curso de Direito).

Faculdade São Salvador realiza Dia da Cidadania

A Faculdade São Salvador realiza neste sábado, dia 28 de maio, o "Dia da Cidadania", ação voltada a oferecer atendimento jurídico gratuito à população da região.

Fruto de Trabalho Interdisciplinar, as turmas do 1° ao 4° semestre do curso de Direito organizaram stands com material de divulgação de Instituições Públicas, como a Defensoria Pública do Estado (DPE) e INSS.

A representante da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública, Lussandra Amorim, presente ao evento, parabenizou a Faculdade pela realização, destacando a importância de se oferecer serviços gratuitos à população carente.

Estão sendo oferecidos atendimentos nas áreas trabalhista, previdenciária, defesa do consumidor e família, além de orientações sobre ao trabalho da Defensoria Pública do Estado (este último presente no stand da turma de 1° do noturno).

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Reforma Política Já!: conferência em Salvador


De tantas pautas políticas que veremos ganhar destaque durante o governo da presidenta Dilma, certamente uma das mais interessantes é a Reforma Política. E o Partido dos Trabalhadores assume protagonismo nessa área, em parceria [a exemplo do que acontece nas mais importantes questões de interesse do povo brasileiro] com o Partido Comunista do Brasil.

Salvo engano, os dois partidos só divergem, falando do projeto em tramitação no Congresso, no que se refere aos argumentos de defesa entre Coligações Partidárias e federação de Partidos. O PCdoB defende as coligações, o PT considera mais interessante a Federação de Partidos.

Tenho a pretenção de escrever, em parceria com a companheira Rafaela Cruz um artigo sobre a Reforma Política, mas por enquanto me atenho a divulgar a Conferência "Reforma Política Já!"que será realizada em Salvador pela Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados, na próxima terça-feira, dia 30 de maio, às 15h, no Plenário da Assembléia Legislativa da Bahia.

A Conferência terá além dos organizadores na Bahia deputados federais Waldenor Pereira (PT) e Daniel Almeida (PCdoB) e os estaduais Zé Raimundo (PT) e Álvaro Gomes (PCdoB), o presidente da Comissão deputado federal Almeida Lima (PMDB-SE), o relator do projeto deputado Henrique Fontana (PT-RS), o procurador regional da República, Augusto Aras e o diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Celso Castro.

VLT X BRT - a discussão continua.

Claro que a Copa de 2014 tem sido o principal motivador da discussão sobre qual sistema seria “ideal” para Salvador, BRT [Bus Rapid Transit ou trânsito rápido de automóveis] ou VLT [Veículo Leve sobre Trilho ou Metrô Leve]. Mas gostaria de colocar minha opinião de morador desta mais linda cidade, principalmente por vivenciar os constantes e diários engarrafamentos da Avenida Luiz Viana Filho [mais conhecida como Paralela], além da tumultuada estação Iguatemi, mini-exemplo do que seria o BRT [corredor exclusivo para ônibus], e desta forma apontar outro motivo para que esta questão seja tocada de modo mais ágil pelo poder público: a qualidade de vida das pessoas que dependem do serviço público de transporte.

Não quero colocar em questão a importância de se preparar a cidade para um dos maiores eventos do mundo, apenas tento imaginar como seria, daqui a três anos, sair de São Cristóvão para chegar à Barroquinha às 8h, se pelo caminho não houvesse a preparação da cidade para a Copa de 2014. Certamente essa discussão sobre BRT ou VLT não estaria acontecendo. Por acaso sabe o prefeito de Salvador quanto tempo um trabalhador leva dentro de um ônibus da linha 1034 – Pq. São Cristóvão X Barroquinha – saindo das proximidades do Aeroporto para chegar às proximidades do Palácio Thomé de Souza, em horário de pico?

De qualquer modo, tenho a esperança de que Salvador será uma das cidades mais bem preparadas para a Copa. Tenho certeza que o evento propiciará grandes avanços para a economia local, que gerará empregos e renda, além de muitas outras conquistas para o povo baiano.

Para mim o BRT se define como corredor de ônibus. Logo, imagino esse corredor na Avenida Paralela, da Estação Mussurunga até a Rótula do Abacaxi, interligando-se à Estação [equivocada] Iguatemi. Implantar esse sistema certamente seria mais fácil, rápido e barato do que planejar e distribuir trilhos pela cidade, e sem dúvida os “megaempresários” do serviço de transporte da capital baiana iriam adorar. Entretanto, como se daria o tal BRT para atender os moradores do subúrbio ferroviário? Há possibilidade de estruturar corredor de ônibus na cidade baixa? Onde? Como? Pesa ainda contra o BRT [falando, é claro, com base nos ônibus que temos circulando a cidade] o fato de sua capacidade de transportar ser menor que o metrô, o consumo elevado de combustível poluente e, não sua incapacidade de convencer a classe média a deixar seu veículo em casa e aderir ao transporte de massa.

A verdade é que quaisquer dos dois modais em discussão requerem investimento alto e planejamento. Este um pouco mais do que aquele.

De imediato, penso que o VLT deveria ser posto como principal modal a ser implantado em Salvador e os argumentos são bem simples: 1. VLT tem capacidade de transportar mais pessoas que ônibus; 2. VLT é mais confortável que ônibus; 3. VLT não enfrenta congestionamento; 4. VLT é menos barulhento; 5. VLT utiliza energia renovável, assim polui bem menos; 6. VLT dura mais e consome menos energia, o que possibilita que o valor da tarifa seja quase dez vezes menor que do ônibus; 7. Salvador merece ter finalmente um sistema de metrô (isso é pedir muito?).

Obviamente é possível se conceber os dois modais, VLT e BRT – nesta ordem, diga-se de passagem –, haja vista o que diz o deputado Nelson Pellegrino na entrevista concedida ao Jornal Tribuna da Bahia, publicada no dia 18 de abril deste ano. Entretanto, é fundamental definir qual deles é prioritário.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Stédile no 5º Ciclo de Formação da Juventude do PT


Uma das principais figuras na discussão da Reforma Agrária, o gaúcho João Pedro Stédile será o debatedor na 5ª etapa do Ciclo de Formação Política da Juventude do PT (JPT/BA), que se realizará no dia 2 de junho (quinta-feira), às 18h30, no Auditório do PAF I (UFBA).

Membro da direção Nacional do Movimento Sem Terra (MST), o economista que atua desde 1979 na luta pela reforma agrária, com importantíssima participação na Via Campesina Brasil [e, claro, no MST], fará abordagem acerca da "Reforma Agrária e a luta Socialista no Brasil".

Mais uma vez, parabéns à JPT Bahia!!!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Morre Abdias do Nascimento


Morreu na manhã de hoje (24) o ex-deputado federal, ex-senador da República, ator, dramaturgo, artista plástico, poeta, escritor e, principamente, ativista do movimento negro brasileiro professor Abdias do Nascimento.

Pela sua trajetória política, pela contribuição e ensinamentos para toda a nossa Nação, nosso pesar pela morte desse nobre ser humano.

domingo, 22 de maio de 2011

Janela sobre o medo

A fome come o medo. O medo do silêncio atordoa as ruas.
O medo ameaça:
Se você amar, vai pegar aids.
Se fumar, vai ter câncer.
Se respirar, vai se contaminar.
Se beber, vai ter acidentes.
Se comer, vai ter colesterol.
Se falar, vai perder o emprego.
Se caminhar, vai ter violência.
Se pensar, vai ter angústia.
Se duvidar, vai ter loucura.
Se sentir, vai ter solidão.

(Galeano, As palavras andantes, p.154)


Tenhamos todas e todos uma ótima semana, livres dos medos, ou no mínimo cientes destes, para que possamos viver, sentir, desfrutar cada sensação de maneira plena e equilibrada. Olhemos um pouco pra dentro de nós mesmos... fechemos os olhos vez ou outra, e pratiquemos cada um dos nossos sentidos, os do corpo e os da alma.

Nos livremos das verdades absolutas... as coisas no mundo são deveras incertas para tanta prepotência. #Ficadica ;)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pedido de Impeachment de Gilmar Mendes

O advogado Alberto Piovesan apresentou no último dia 12 de maio (quinta-feira) na presidência do Senado pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes, o famoso “ex-todo-poderoso” do STF que soltou por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas, preso na Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

Baseada na lei 1079 de 10 de abril de 1950, a ação versa sobre o crime de responsabilidade e, além do episódio Daniel Dantas, coloca em questão a relação de Gilmar Mendes e sua esposa com o com o advogado Sergio Bermudes, que, segundo Alberto Piovesan emprega grande numero de advogados [inclusive a mulher do ministro] e teria feito diversos agrados a Gilmar Mendes, como viagens e hospedagens.

Estamos acompanhando a prisão do diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Khan, acusado de abusar sexualmente de uma camareira em Nova York, espero que isso sirva de inspiração pra que o Senado e analise com rigor o pedido de Impeachment.

Fora Gilmar Mendes!!!

Fonte: congressoemfoco

quinta-feira, 12 de maio de 2011

ABONG: Pelo direito da juventude negra à vida

Elaborado pelo Instituto Sangari, o "Mapa da Violência 2011: os jovens do Brasil" trás mais uma abordagem muito interessante sobre os desafios do poder público no combate ao extermínio de Jovens Negros no Brasil. Vejam:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONGS

Pelo direito da juventude negra à vida

De 1998 a 2008, foram assassinadas no Brasil 521.822 pessoas, de acordo com o “Mapa da Violência 2011: os jovens do Brasil”, encomendado pelo Ministério da Justiça ao Instituto Sangari. Nessa guerra não declarada, a principal vítima é a população jovem. Os dados de 2008 mostram que, enquanto entre as pessoas menores de 15 e maiores de 24 anos apenas 1,8% dos óbitos são causados por homicídios, entre jovens na faixa etária intermediária, os assassinatos são responsáveis por 39% das mortes.

A juventude negra é de longe a que mais sofre com esse massacre e a diferença tem aumentado em relação aos brancos. Ao mesmo tempo em que o número de homicídios de jovens brancos caiu 30% de 2002 a 2008, entre os negros subiu 13%. Disso resulta que, se em 2002, a probabilidade de um jovem negro morrer era 45% maior do que a de um branco, em 2008 esse índice atingiu assustadores 127%.

Dados alarmantes como esses, em um país que muitas vezes se gaba de ser pacífico, evidenciam o que há muito tempo se sabe: ocorre no país um verdadeiro extermínio de jovens do sexo masculino, negros e, em sua maioria, pobres. Nas últimas décadas, o movimento negro brasileiro vem denunciando essa tragédia cotidiana, e já fez inúmeras campanhas para exigir uma atitude do poder público. No entanto, as medidas que vêm sendo tomadas para enfrentá-la de forma efetiva, não estão surtindo efeito, já que o problema tem se agravado e a tendência é que piore ainda mais.

O massacre de jovens afrodescendentes é apenas o ponto final de trajetórias permeadas por diferentes formas de racismo, violações de direitos humanos desde antes do nascimento, exclusão, falta de oportunidades e de perspectivas de futuro. As profundas desigualdades sociais e os processos discriminatórios que em geral marcam o percurso da juventude negra, herdados do período escravista e reiterados cotidianamente pela sociedade brasileira, deixam poucas saídas para essa parcela da população. Tais jovens estão entre os que têm os piores níveis de escolaridade, entre os que recebem os salários mais baixos, encabeçam a lista dos não alfabetizados, dos desempregados, dos que ocupam os empregos informais, dos que superlotam os presídios.

São milhares de vidas abreviadas pela violência letal, potencialidades desperdiçadas, famílias destruídas. Um verdadeiro massacre que resulta da conjunção de múltiplos fatores. Do aumento do narcotráfico e do consumo de drogas, que aparecem como possibilidades de ascensão social ou de fuga dessa dura realidade, recrutando jovens para o crime organizado e aumentando a criminalidade, à ausência de políticas públicas, principalmente relacionadas à uma educação pública de qualidade e a oportunidades de trabalho e renda.

Também decorre de uma política de segurança pública a serviço da elite brasileira. Da persistência da violência institucional, impetrada pela polícia e por outros agentes do Estado, que se manifesta nas revistas pessoais banalizadas, nas abordagens truculentas, nas humilhações, nas agressões, nas prisões arbitrárias, na tortura, na execução sumária de suspeitos. Ações que quase sempre terminam impunes, atingindo muitas vezes jovens inocentes, considerados criminosos simplesmente por serem negros. Da ação das milícias, dos grupos de extermínio, muitas vezes também formados por policiais, que promovem chacinas nas periferias, do contrabando de armas, da proliferação da segurança privada.

Perpetua-se essa situação por conta de uma indignação tímida da opinião pública, que não se mobiliza de verdade enquanto são os pobres os que morrem. Os meios de comunicação tendem a apenas naturalizar a questão ou tratá-la de maneira sensacionalista. Traços de uma sociedade que em grande medida silencia frente ao horror e assim compactua com essa tentativa de extermínio.

Na última década, em reação a essa realidade, a juventude negra vem se organizado para enfrentar a violência da qual constitui o principal alvo, por meio de campanhas, encontros e propostas. Representantes da cultura hip hop, dos grupos culturais, da capoeira, das manifestações regionais, dos coletivos de estudantes, denunciam o problema em sua complexidade e se articulam para aumentar sua participação política, buscando incidir na construção e implementação de políticas públicas. Nesse período, foram criadas instâncias como o Fórum Nacional da Juventude Negra, os fóruns estaduais, e a Rede Nacional de Juventude Negra. Uma população que, à revelia da tentativa de genocídio, assume o protagonismo no enfrentamento à questão e afirma veementemente que quer viver.

Diante da gravidade desse problema, a ABONG e suas associadas defendem, neste 13 de maio, que ele deve ser encarado verdadeiramente como uma preocupação central de toda a sociedade brasileira, e que revertê-lo precisa ser uma prioridade na atuação dos poderes públicos – executivo, legislativo e judiciário, em nível federal, estadual e municipal. Fazem-se urgentes políticas públicas integradas e articuladas, não apenas de segurança pública, mas também de saúde, educação, assistência social, moradia, geração de trabalho e renda, cultura, lazer, esporte, comunicação, direcionadas à juventude negra, construídas com a participação desse coletivo, e que levem em conta suas especificidades.

Como sustenta em artigo recente Deise Benedito, presidente da Fala Preta! – Organização de Mulheres Negras, é necessária a elaboração de um plano nacional que contemple medidas de prevenção, enfrentamento, proteção e qualificação, voltado ao combate à letalidade da juventude negra no Brasil, com orçamento próprio e compromisso em sua implementação. Só com vontade política será possível reverter esse problema que traz consequências dramáticas para a sociedade brasileira.


O “Mapa da Violência 2011: os jovens do Brasil” pode ser baixado na íntegra aqui.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

30 anos da morte de Bob Marley


Robert Nesta Marley, conhecido mundialmente como Bob Marley, nasceu na vila Nine Mile na Jamaica, no dia 6 de fevereiro de 1945 e foi o cantor de reggae mais conhecido até então.

Foi pai de doze filhos, sendo dois adotados, e casou-se com Rita Marley. Era guitarrista e compositor, além de cantor.

Por divulgar em suas músicas a religião rastafári, da qual era adepto, Bob também foi conhecido como “Charles Wesley dos rastafáris”. Bob chegou a ser batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.

As dificuldades enfrentadas na juventude levaram o cantor jamaicano a desenvolver personalidade e ponto de vista, presentes em suas músicas, que expressavam críticas aos problemas sociais.

Grande defensor da maconha, usava a cannabis em sentido espiritual, mesmo com o fato de ela não ser aceita em consenso pela sua religião. No seu álbum de estreia (Catch a Fire, 1973), Bob aparece fumando um cigarro de maconha e a menciona em muitas de suas músicas.

Bob Marley fez parte do grupo de reggae The Wailers, que também teve como integrantes os músicos Bunny Wailer e Peter Tosh. Recebeu vários prêmios, entre eles Ordem ao Mérito Jamaicana, e vendeu aproximadamente 250 milhões de álbuns.

Vítima de câncer, Bob morreu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos, e teve funeral digno de chefes de estado.

Dentre as homenagens aos 30 anos da morte de Robert Nesta Marley, destacamos a Sessão Especial “Dia do Reggae” a ser realizada pela vereadora Marta Rodrigues (PT/SSA), nesta quarta-feira (11), às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Salvador. Dia do Reggae! Dia de lembrar Bob Marley!

Leonardo Boff: Fez-se vingança, não justiça

Em artigo publicado no Blog de Zé Dirceu, o teólogo Leonardo Boff mostra que é mais um dos que entendem o absurdo que foi o assassinato de Bin Laden e que, ao contrário do que pensam Barack Obama, os americanos que foram às ruas comemorar o episódio e muita gente espalhada pelo mundo, tudo não foi além da constatação da incompetência americana que por dez anos caçou o terrorista, e, cansado da busca, decidiu torturar o mensageiro e assassinar o líder da Al-Qaeda na frente de sua família.


Alguém precisa ser inimigo de si mesmo e contrário aos valores humanitários mínimos se aprovasse o nefasto crime do terrorismo da Al Qaeda do 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque. Mas é por todos os títulos inaceitável que um Estado, militarmente o mais poderoso do mundo, para responder ao terrorismo se tenha transformado ele mesmo num Estado terrorista. Foi o que fez Bush, limitando a democracia e suspendendo a vigência incondicional de alguns direitos, que eram apanágio do pais. Fez mais, conduziu duas guerras, contra o Afeganistão e contra o Irã, onde devastou uma das culturas mais antigas da humanidade nas qual foram mortos mais de cem mil pessoas e mais de um milhão de deslocados.

Cabe renovar a pergunta que quase a ninguém interessa colocar: por que se produziram tais atos terroristas? O bispo Robert Bowman de Melbourne Beach da Flórida que fora anteriormente piloto de caças militares durante a guerra do Vietnã respondeu, claramente, no National Catholic Reporter, numa carta aberta ao Presidente:"Somos alvo de terroristas porque, em boa parte no mundo, nosso Governo defende a ditadura, a escravidão e a exploração humana. Somos alvos de terroristas porque nos odeiam. E nos odeiam porque nosso Governo faz coisas odiosas".

Não disse outra coisa Richard Clarke, responsável contra o terrorismo da Casa Branca numa entrevista a Jorge Pontual emitida pela Globonews de 28/02/2010 e repetida no dia 03/05/2011. Havia advertido à CIA e ao Presidente Bush que um ataque da Al Qaeda era iminente em Nova York. Não lhe deram ouvidos. Logo em seguida ocorreu, o que o encheu de raiva.

Essa raiva aumentou contra o Governo quando viu que com mentiras e falsidades Bush, por pura vontade imperial de manter a hegemonia mundial, decretou uma guerra contra o Iraque que não tinha conexão nenhuma com o 11 de setembro. A raiva chegou a um ponto que por saúde e decência se demitiu do cargo.

Mais contundente foi Chalmers Johnson, um dos principais analistas da CIA também numa entrevista ao mesmo jornalista no dia 2 de maio do corrente ano na Globonews. Conheceu por dentro os malefícios que as mais de 800 bases militares norte-americanas produzem, espalhadas pelo mundo todo, pois evocam raiva e revolta nas populações, caldo para o terrorismo. Cita o livro de Eduardo Galeano, "As veias abertas da América Latina", para ilustrar as barbaridades que os órgãos de Inteligência norte-americanos por aqui fizeram. Denuncia o caráter imperial dos Governos, fundado no uso da inteligiência que recomenda golpes de Estado, organiza assassinato de líderes e ensina a torturar. Em protesto, se demitiu e foi ser professor de história na Universidade da Califórnia. Escreveu três tomos "Blowback" (retaliação) onde previa, por poucos meses de antecedência, as retaliações contra a prepotência norte-americana no mundo. Foi tido como o profeta de 11 de setembro. Este é o pano de fundo para entendermos a atual situação que culminou com a execução criminosa de Osama Bin Laden.

Os órgãos de inteligência norte-americanos são uns fracassados. Por dez anos vasculharam o mundo para caçar Bin Laden. Nada conseguiram. Só usando um método imoral, a tortura de um mensageiro de Bin Laden, conseguiram chegar ao seu esconderijo. Portanto, não tiveram mérito próprio nenhum.

Tudo nessa caçada está sob o signo da imoralidade, da vergonha e do crime. Primeiramente, o Presidente Barak Obama, como se fosse um "deus" determinou a execução/matança de Bin Laden. Isso vai contra o princípio ético universal de "não matar" e dos acordos internacionais que prescrevem a prisão, o julgamento e a punição do acusado. Assim se fez com Hussein do Iraque,com os criminosos nazistas em Nürenberg, com Eichmann em Israel e com outros acusados. Com Bin Laden se preferiu a execução intencionada, crime pelo qual Barak Obama deverá um dia responder. Depois se invadiu território do Paquistão, sem qualquer aviso prévio da operação. Em seguida, se sequestrou o cadáver e o lançaram ao mar, crime contra a piedade familiar, direito que cada família tem de enterrar seus mortos, criminosos ou não, pois por piores que sejam, nunca deixam de ser humanos.

Não se fez justiça. Praticou-se a vingança, sempre condenável."Minha é a vingança" diz o Deus das escrituras das três religiões abraâmicas. Agora estaremos sob o poder de um Imperador sobre quem pesa a acusação de assassinato. E a necrofilia das multidões nos diminui e nos envergonha a todos.

Leonardo Boff é teólogo e escritor.

Gato de energia: quando o corte no fornecimento é ilegal?


A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) e a vereadora Vânia Galvão (PT/SSA) realizarão audiência pública com o objetivo de debater a ilegalidade do corte no fornecimento de energia com base em suposto gato e por dívidas antigas, no próximo dia 13 de maio, às 9h, no Centro Cultural da Câmara de vereadores.

A audiência pública: "Gato" de Energia Elétrica: como apurar a irregularidade dentro da Lei? será a oportunidade de entender quando a COELBA exagera, infringe a lei e prejudica a população.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Emir Sader em debate com a JPT



Emir Sader, sociólogo e cientista, mestre em filosofia política e doutor em ciência política pela USP [Universidade de São Paulo] é o próximo convidado da Secretaria de Juventude do PT/BA para a quarta etapa do Ciclo de Formação Política que será realizada no próximo dia 14/05 (sábado), a partir das 9h, no Auditório do PAF III da UFBA, Campus de Ondina.

Personagens como o ex-ministro do governo Lula, Zé Dirceu, o geólogo Milton Pomar e o professor da UFBA, Muniz Ferreira já foram debatedores nessa bela iniciativa da JPT.

domingo, 8 de maio de 2011

Qualquer semelhança é mera coincidência!

Jaques Wagner - Governador da Bahia sem a
típica barba que usava há 34 anos.

Otto Alencar - Vice-governador da Bahia.

sábado, 7 de maio de 2011

Obama Mata Osama: a reflexão de Fidel Castro

Com a legitimidade que tem o grande líder de Cuba e fazendo a melhor interpretação que vi até agora sobre o episódio "Obama mata Osama", Fidel Castro comenta o assassinato de Bin Laden.

Ainda esperando ver as fotos, também considero um absurdo total a invasão ao Paquistão e a operação de 40 minutos que mata, sem possibilitar ao terrorista [anteriormente amigos do EUA] um julgamento.

Vale muito a pena fazer leitura dessa reflexão, publicada no CUBADEBATE.

O Assassinato de Osama Bin Laden


Os que se encarregam desses temas sabem que, em 11 de setembro de 2001, nosso povo ficou solidário com o dos Estados Unidos e ofereceu a modesta cooperação que no campo da saúde podíamos oferecer às vítimas do brutal atentado às Torres Gêmeas de Nova Iorque.

Também oferecemos de imediato as pistas aéreas do nosso país para os aviões norte-americanos que não tivessem onde aterrar, por causa do caos reinante nas primeiras horas após aquele golpe.

É conhecida a posição histórica da Revolução Cubana que sempre se opôs às ações que colocassem em perigo a vida de civis.

Partidários decididos da luta armada contra a tirania de Batista; éramos, no entanto, opostos por princípios a todo ato terrorista que ocasionasse a morte de pessoas inocentes. Tal conduta, mantida ao longo de mais de meio século, outorga-nos o direito de expressar um ponto de vista sobre o delicado tema.

Em um ato público maciço realizado na Cidade Esportiva expressei naquele dia a convicção de que o terrorismo internacional jamais seria resolvido mediante a violência e a guerra.

Na verdade, ele foi durante anos amigo dos Estados Unidos que o treinou militarmente, e foi adversário da URSS e do socialismo, mas quaisquer que fossem os atos atribuídos a Bin Laden, o assassinato de um ser humano desarmado e rodeado de familiares constitui um fato aborrecível. Aparentemente foi isso o que fez o governo da nação mais poderosa que jamais existiu.

O discurso elaborado com esmero por Obama para anunciar a morte de Bin Laden afirma: “…sabemos que as piores imagens são aquelas que foram invisíveis para o mundo. O assento vazio na mesa. As crianças que foram forçadas a crescerem sem sua mãe ou seu pai. Os pais que nunca voltarão a sentir o abraço de um filho. Cerca de 3 000 cidadãos marcharam longe de nós, deixando um enorme buraco em nossos corações”.

Esse parágrafo encerra uma dramática verdade, mas não pode impedir que as pessoas honestas se lembrem das guerras injustas desatadas pelos Estados Unidos no Iraque e no Afeganistão, das centenas de milhares de crianças que foram obrigadas a crescerem sem sua mãe ou seu pai, e aos pais que nunca voltariam a sentir o abraço de um filho.

Milhões de cidadãos marcharam longe de seus povos no Iraque, no Afeganistão, no Vietnã, Laos, no Camboja, Cuba e noutros muitos países do mundo.

Da mente de centenas de milhões de pessoas também não se apagaram as horríveis imagens de seres humanos que em Guantánamo, território ocupado de Cuba, desfilam silenciosamente submetidos durante meses e inclusive anos a insofríveis e enlouquecedoras torturas; são pessoas seqüestradas e transportadas a cárceres secretos com a cumplicidade hipócrita de sociedades supostamente civilizadas.

Obama não tem forma de ocultar que Osama foi executado na presença dos seus filos e esposas, agora em poder das autoridades do Paquistão, um país muçulmano de quase 200 milhões de habitantes, cujas leis têm sido violadas, sua dignidade nacional ofendida, e suas tradições religiosas ultrajadas.

Como impedirá agora que as mulheres e os filos da pessoa executada sem Lei nem julgamento expliquem o acontecido, e as imagens sejam transmitidas ao mundo?

Em 28 de janeiro de 2002, o jornalista da CBS Dan Rather, difundiu por essa emissora de televisão que a 10 de setembro de 2001, um dia antes dos atentados ao World Trade Center e ao Pentágono, Osama Bin Laden foi submetido a uma diálise do rim em um hospital militar do Paquistão. Não estava em condições de ocultar-se e proteger-se em profundas cavernas.

Assassiná-lo e enviá-lo às profundezas do mar demonstra temor e insegurança, tornam-no em uma personagem muito mais perigosa.

A própria opinião pública dos Estados Unidos, após a euforia inicial, terminará criticando os métodos que, em vez de proteger os cidadãos, terminam multiplicando os sentimentos de ódio e vingança contra eles.

Fidel Castro Ruz
4 de maio de 2011
20h34.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

II ENCONTRO BAIANO DE CONSELHOS E GESTORES DE POLITICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE


A Coordenação Estadual de Juventude realiza entre os dias 4 e 5 de maio, no Espaço Dom Bosco, na cidade de Salvador, encontro com conselheiros e gestores de politicas públicas de juventude dos municípios baianos.

De acordo com Vladimir Costa, coordenador estadual de Juventude, foram inscritos oitenta municípios baianos, destacando a importância de analisar as ações voltadas a garantir a participação politica de jovens em cada cidade.

No primeiro dia, o destaque da programação foi a mesa de abertura que contou com a participação de Pedro Alcântara, chefe de gabinete da SERIN, da secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, do deputado Yulo Oiticica, da representante da Thais Braga e Juremar Oliveira, presidente do CEJUVE.

Na etapa seguinte, os participantes ouviram de Vladimir Costa e Severine Macedo exposição do que há de politicas públicas já implantadas na Bahia e no Brasil e quais os desafios a serem vencidos nos próximos anos.

O encontro reservou ainda momento para troca de experiências através de Debates em subgrupos.

Devido a importância do evento, e pela nossa definição em acompanhar de perto as politicas e as discussões sobre a Juventude, estou inscrito e participarei do encontro até à última etapa.

Foto: Blog da Juventude

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Obama assiste "morte de Bin Laden"


O blog Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, disponibilizou foto do momento em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assiste ao vivo e online a ação de tropas americanas contra o líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden.

Obama diz ter matado Osama, mas uma pergunta não quer calar: se tem fotos do corpo, porque não mostram?

Por enquanto, entendo esse episódio como uma tentativa de fortalecer a imagem de Obama e tentar evitar uma derrota na próxima eleição.

Pra ver a foto em tamanho maior, clique aqui.

Calendário do Vestibular 2012 da UFBA é divulgado

Está disponível no endereço: http://www.vestibular.ufba.br/ o calendário 2012 do vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

De acordo com o Servicço de Seleção, Orientação e Avaliação da UFBA as inscrições serão realizadas entre os dias 2 e 24 de agosto e as provas nos meses de novembro e dezembro de 2011.

domingo, 1 de maio de 2011

Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras!


Utilizamos a imagem de autoria do mandato do deputado estadual Joseildo Ramos, que traz foto da principal referência para todos(as) trabalhadores(as) do Brasil, o presidente Lula, para apresentar nossa homenagem àqueles(as) que fazem o país funcionar, e que infelizmente ainda não têm o reconhecimento que merecem.

Parabéns às empregadas domésticas, aos garis, aos relojoeiros [especial para José Jorge], aos rodoviários, aos trabalhadores informais, aos professores, enfim... a todos e todas que trabalham para fazer do Brasil um país melhor!