quinta-feira, 28 de julho de 2011

Conferência da Juventude em Santa Maria da Vitória

"A juventude precisa passar a ser tratada como pauta política e não apenas figurar nas estatísticas de criminalidade."


O município de Santa Maria da Vitória realizou a 2ª Conferência de Juventude do Município. O evento, que aconteceu no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente (Cetep), contou com as presenças de estudantes e representantes de órgãos e entidades da Sociedade Civil. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) foi representada pelo assessor do Programa Jovens Baianos, Jabes Soares. O Prefeito Municipal, Padre Amário dos Santos Santana, também prestigiou o evento.
Foram discutidas questões como orientação e educação sexual, diversidade, questões raciais, direito à participação do jovem em decisões cruciais para ele e para o país, temas jurídicos, defesa e proteção de direitos, além de conquistas já realizadas e por realizar. Estudantes expuseram suas reivindicações, carências e, através de suas intervenções, deram sua contribuição para a subsequente Conferência Territorial. Integrantes do MJS – Movimento Juventude Santamariense, da Polícia Militar, do Poder Legislativo Municipal, do Movimento GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros), das Secretarias de Educação e de Assistência Social e representantes da sociedade civil organizada também participaram dos debates em torno dos cinco eixos temáticos que compuseram os motes centrais da Conferência. A estudante Jéssica Morgana de Souza Leite resumiu o que representa, para os jovens, eventos como aquele: "Acho muito importante, porque quando a gente começa a levantar a bandeira de Comunidade, de um poder unido, a Conferência pode ser uma das cartas na manga. Ela vem para acordar, para dar aquela sacudida no pessoal. Tem muito jovem por aí querendo expor suas idéias, tem muito jovem querendo ajudar, mas não encontra espaço. A hora é agora! E a Conferência é uma oportunidade para isso", definiu Jéssica“Em um evento como este, o jovem é convidado a discutir questões relacionadas à sua idade, aos seus problemas, a fazer suas proposições, suas avaliações. É um momento de reflexão, de aprofundamento das políticas públicas e de efetivação de direitos”, declarou o prefeito Padre Arnário. Jabes Soares, da Sedes, afirmou que o jovem tem, na Conferência, a oportunidade de participar e deliberar, decidir os rumos das políticas de Juventude e suas demandas no país. "A juventude precisa passar a ser tratada como pauta política e não apenas figurar nas estatísticas de criminalidade", declarou.


terça-feira, 26 de julho de 2011

Lula recebe três títulos de Doutor Honoris Causa em Pernambuco

Na sexta-feira (22/07), nosso presidente Lula recebeu mais três títulos de Dotor Honoris Causa, os três de universidades pernambucanas (Universidade de Pernambuco - UPE, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE), tornando ainda mais emocionante, por ser seu Estado de origem, e que hoje o reconhece a contribuição desse nordestino para o país, quizá, para o mundo, afinal uma história de vida como essa e a experiência vivida pelo Brasil servirá de exemplo para inúmeras nações de histórico similar a nossa.

Com esses o Lula completa cinco Honoris Causa recebidos, sem contar o que receberá pela Universidade Federal da Bahia, em setembro e, certamente, inúmeros outros títulos que estão por vir. A outorga deste último foi decidido pelo Conselho Universitário da UFBA em outubro de 2002, no início do primeiro mandato.

Além da competência como presidente comprometido com o povo desse país e da eficiência como articulador político, a história de vida desse brasileiro, apesar de se tratar de uma façanha que dificilmente será repitida, é um exemplo e tanto. É um ícone para tantos e tantas que nasceram e nascerão em berços humildes e saberão que o povo pode realmente desenhar o destino do Brasil.


sábado, 16 de julho de 2011

Lula e o Instituto Cidadania

"Uma coisa chamada... trabalho com a África, trabalho com a América do Sul".

O companheiro Lula voltou a atuar no Instituto Cidadania, lançado após a eleição de 1989 tendo como objetivo a busca de soluções para a realidade social no Brasil, e que agora passa a contar com um site ( http://www.icidadania.org/ ) que divulgará as ações do presidente de honra do PT.

Como tinha prometido pouco antes de deixar o cargo de Presidente, Luiz Inácio tem se dedicado a dividir com outros países a experiência de um governo bem sucedido e que teve a maior participação na histórica da democracia no mundo inteiro.

Apesar das diversar palestras que já realizou no Brasil e fora do Brasil, Lula diz que não é palestrante ou conferencista, mas apenas um contator de caso do Projeto bem sucedido no Governo brasileiro.

Clique aqui para assistir o vídeo de boas vindas publicado no último dia 12, onde Lula diz que se dedicará, dentre outras coisas, a ajudar a África e a América do Sul.

terça-feira, 12 de julho de 2011

13 de julho de 2011 - 21 anos do ECA




No dia 13 de julho de 1990 foi sancionada pelo Presidente da República a lei n°. 8.069, que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, ou, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

"Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
(...)
IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;"

Celebrar o ECA é continuar a luta contra a exploração sexual e o trabalho infantojuvenil.

Imagem: Ascom / Ver. Vânia Galvão

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dirceu: "Aguardo o julgamento do STF com serenidade "

Muitos de vocês leram hoje as manchetes de vários jornais informando que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao Supremo Tribunal Federal as alegações finais da Procuradoria com pedido de condenação de 36 dos 38 da ação penal 447, chamada pela mídia de “mensalão”. Suas acusações contra mim não trazem qualquer prova material ou testemunhal. São meras ilações extraídas de sua interpretação peculiar sobre minha biografia.

A vocês que acompanham minha trajetória de 46 anos dedicados à construção de um Brasil mais justo, democrático e forte, gostaria de dizer que estou tranquilo. Continuarei me defendendo, ainda com mais ânimo e dedicação. Não o faço apenas para demonstrar minha inocência, submetido à agressão constitucional de inversão do ônus da prova, graças à fusão de interesses conservadores. Lutarei com ainda mais energia, porque o que está em jogo, acima da minha honra e liberdade, é a imagem do Partido dos Trabalhadores e do projeto de transformação social que representa.

Este momento não difere de outros em minha vida. Já fui banido pela ditadura militar, quando perdi minha nacionalidade, fui cassado e tive os meus direitos políticos suspensos por 10 anos em 1969. Em 2005, a Câmara dos Deputados me cassou o mandato de deputado federal, que obtive com o voto de mais de 556 mil paulistas. A decisão foi tomada sem provas, num fato inédito na história do país.

Confio no STF

Sou inocente das acusações que me fazem e vou prová-lo no STF, corte que, confio, julgará a ação com base nos autos e nas provas, na Constituição e na lei. Vou aguardar o julgamento com serenidade, pois sei que, ao final desse doloroso processo, se imporá a justiça e cairá por terra a farsa montada contra mim.

Aproveito para agradecer as manifestações de apoio que tenho diariamente recebido de amigos, militantes, apoiadores ou, simplesmente, de brasileiros que não concordam com o achincalhamento público que tenho sofrido nos últimos seis anos.


Fonte: Blog do Zé